top of page

Maneiras de preservar a saúde mental


Em um mundo tão cheio de doenças mentais tão sérias como o estresse e a depressão, vigiar nossa saúde mental se tornou algo necessário. Nosso dia-a-dia se baseia em obrigações de trabalho e estudo, e mesmo quando temos algum tempinho de lazer, raramente conseguimos nos desligar completamente.


Mas então como preservar nossa saúde mental? Os exercícios - físicos e mentais - são uma ótima forma de melhorar a capacidade do seu cérebro, ajudando a deixar longe boa parte das enfermidades mentais! Não custa tentar, né? Vamo lá:


1. Coma bem!

Siiim! Por incrível que pareça, tudo o que é ingerido no que diz respeito à alimentos refletem no seu bem-estar e na sua saúde mental. Com a comida certa, seu corpo vai ter a energia que precisa pra fazer tudo o que precisa da maneira correta.


2. Durma bem

Já ouvi várias pessoas dizerem que o importante não é a quantidade de sono que você tem, mas a qualidade dele. Cada um precisa de uma determinada quantidade de sono, então o correto é seguir isso à risca. O bom sono auxilia na redução do estresse e de outras enfermidades mentais.


3. Aprenda uma língua nova

Um estudo sueco recente provou que aprender outras línguas após o jardim de infância faz com que o cérebro cresça no hipocampo e no córtex cerebral (as áreas vinculadas ao pensamento, memória...)


4. Yoga!

Se você é desses que adora aprender exercícios físicos novos e ao mesmo tempo busca uma melhor saúde mental, o yoga é pra você. Alguns estudos mostram que o yoga tem milhares de benefícios quando se trata de estimular a memória.


5. Ler

Ler continua sendo o melhor remédio. É uma atividade cerebral super completa, que estimula a memória, a imaginação e inicia no cérebro um processo de criatividade. Ah! E pode ler qualquer coisa: livros, jornais, revistas...


Por fim, achei uma tabelinha super legal da Oficina da Memória da Puc Rio que mostra outros exercícios práticos e no que eles auxiliam:


Beijão!

bottom of page