top of page

Onde fazer trabalho voluntário no Brasil

Então, você gosta de ajudar os outros e dinheiro é um problema pra você? Uma forma muito legal de ajudar outras pessoas (ou animais, ONGs, etc...) é doando seu tempo e a sua boa vontade. Uma boa notícia: o número de pessoas dispostas a esse tipo de atividade tem aumentado MUITO no nosso país e, hoje, cerca de 1 a cada 4 pessoas costumam ajudar em ONGs e projetos voluntários.


"Ser voluntário é ser capaz de doar o bem mais valioso e intangível: o amor. Um amor que é distribuído aos que tem sede de carinho, de sorriso, de atenção."


Então, nesse post, vou listar uma série de instituições e programas que aceitam ajuda e estão esperando por você! E o melhor - todos são aqui no Brasil! PS: Se você conhece outros projetos que eu não citei por aqui, seria muito bom que você me escrevesse para que eu pudesse atualizar o post. Obrigada desde já ;)

CURA: Em 2016, o projeto completa 8 anos, e, desde a sua primeira edição, acontece aqui em Itu (101km de São Paulo). É uma campanha médica que atende as necessidades da população nos bairros carentes (atualmente no Vila Progresso), oferecendo atendimento médico gratuito durante uma semana.


Eles precisam de profissionais e estudantes da saúde (clínicos, ginecologistas, oftamologistas, odontologistas, pediatras, psicólogos, enfermeiros, etc) e de pessoas dispostas a cederem seu tempo e amor pra ajudar no que for preciso. Já pode colocar na agenda: 18-22 de julho de 2016. E você pode fazer sua inscrição por aqui (gratuita).


Atados: "Somos o que fazemos" - nada pode descrever o trabalho voluntário melhor do que essa frase, que é lema principal do projeto. A plataforma reúne pessoas interessadas em ajudar e ONGs do Brasil todo para que, juntos, consigam realizar ações voluntárias por todo o país.


Hoje, são mais de centenas de ONGs, ou como eles chamam, "atos", de diversas áreas, e qualquer um pode ajudar! Desde fotógrafos, até professores e monitores infantis.


Missão Cena: É, hoje, um dos trabalhos mais completos de resgate, recuperação e reintegração de pessoas excluídas socialmente. E o mais interessante é que eles ajudam travestis, garotas de programa, pessoas em situação de drogas e tudo isso enquanto ainda pregam o evangelho de Cristo.


Eles contam com duas sedes - uma em São Paulo e outra no interior, em Sorocaba. Apesar de ser um projeto incrível, eles só aceitam membros da Igreja Evangélica. Ainda assim, vale conhecer o trabalho deles e, quem sabe, ajudar financeiramente.


Você também pode gostar de ler: Voluntourism, o que é?


TETO: O projeto reúne voluntários de todo o país para irem em comunidades carentes com a proposta de diminuir a situação precária em que esses moradores vivem. Durante uma semana, os grupos tem a missão de construir algumas casas, ajudar na reforma de outras e ter contato com a população da região.


Esses encontros acontecem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e no Paraná. Qualquer pessoa pode participar (eles pedem uma contribuição de R#35 para ajudar com a sua alimentação e estadia enquanto você estiver lá, hospedado em uma das escolas disponibilizadas).


Espero ter ajudado e, no mínimo, plantado a sementinha do bem em vocês! Hahaha. Me contem: vocês já participaram de algum desses projetos que eu citei? Quais? Como foi?

bottom of page