App do mês: Rosetta Stone
Oi gentchi!
O post de hoje é sobre um app que mal conheço mas já considero pakas. O nome dele é Rosetta Stone, e pelo que eu vi, tá disponível pra aparelhos iOS (link aqui) e Android (aqui). Eu sempre baixei vários aplicativos de celular de idiomas, mas nenhum era simples ou funcionava pra mim. A maioria (assim como os cursos presenciais de idiomas) tenta entuchar na gente um montão de regras de gramática, quando o que a gente mais espera deles é a conversação, saber ouvir e falar pelo menos um pouquinho.
Essa é a página inicial do aplicativo. É bem fácil de entender, e depois que você conclui o cadastro, é só escolher a atividade que você quer fazer. A "lição principal" mistura atividades de pronúncia, de entendimento... Enfim! E aí tem as outras, que geralmente são específicas: só de gramática, só de ler, só de escutar, só de pronúncia. Lembrando que esse aplicativo é uma versão grátis, já que o programa original (de computador) é pago.
De maneira alguma o aplicativo substitui o aprendizado da gramática toda bonitinha, mas quebra um galhão. O que eu achei foi que as atividades são mesmo bem simples e passadas com muita calma, e são repetidas o tempo todo pra fixar.
Outro ponto super positivo desse aplicativo é a QUANTIDADE de idiomas. E dá pra você mudar e explorar outro idioma sempre que quiser!
Minha opinião: achei que por ser uma versão grátis e um aplicativo de celular, me agradou muito. Pela simplicidade e repetição, parece ser um curso pra crianças, com várias fotos e com o conteúdo bastante dinâmico. Eu provavelmente não pagaria quase 200 dólares pelo conteúdo todo, mas se colocarmos na ponta do lápis, compensa pela quantidade de línguas que ele tem em relação a um curso comum.
E vocês, o que acharam?
Beijos!